Home / Notícias / Privatizações, PPPs e concessões, um panorama da agenda desestatizante do governo Moisés
Foto: Betina Humeres. Diário Catarinense

Privatizações, PPPs e concessões, um panorama da agenda desestatizante do governo Moisés

Eleito na onda de renovação que permeou as últimas eleições, o agora governador, antes candidato, Carlos Moisés, trouxe como uma de suas bandeiras a redução do tamanho da máquina estatal catarinense. No dia 28 o governo do estado lançou o Programa de Parcerias e Investimentos de Santa Catarina (PPISC), que vem tendo forte atuação na promoção de parcerias público-privadas (PPPs), privatizações e concessões.

Neste momento, o PPISC está promovendo um processo de sondagem de mercado para a concessão do Terminal Rodoviário Santa Rita. Caso o terminal passe a ser administrado pela iniciativa privada, Santa Catarina poderá, em dez anos, economizar 150 milhões apenas com custos de operação. O programa ainda finalizou uma consulta pública sobre a concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú, que deverá poupar 158 milhões, em 20 anos, com os gastos com o funcionamento caso seja efetivada.

Há ainda planos para construir um presídio que funcionará através de uma PPP, sendo administrado por uma empresa. Esse modelo já foi experimentado no Brasil, no município de Ribeirão das Neves (MG), entregando ótimos resultados. Segundo reportagem de 2017 do portal de notícias G1, quando a penitenciária funcionava há aproximadamente 3 anos, não havia registros de rebeliões, mortes violentas e haviam ocorrido apenas 2 fugas. Isso é um contraste com o caos que invade os presídios brasileiros.

Também existem planos para privatizar parques ambientais, trilhas e equipamentos turísticos como o Centro Eventos de BC, que já passou por consulta pública. O centro de inovação Sapiens Parque deverá também ser privatizado. Quando questionado sobre a atual postura do governo catarinense, o Secretário Executivo das Desestatizações, Ramiro Zinder, disse: “Reduzir o Estado é deixá-lo focado apenas nas suas atribuições fundamentais à população catarinense. Sendo assim, melhora os serviços públicos, gera mais qualidade e menor custo”.

Matheus Ribeiro

Check Also

MBL Santa Catarina faz atos em apoio a lava-toga

O Movimento Brasil Livre tem organizado atos por todo o país, em favor da CPI. …

2 comments

  1. Avatar

    Mais uma façanha com o as proezas de governos anteriores, Apoio para assessoramento de marketing do governo… brincadeira. !

  2. Avatar

    My developer is trying to persuade me to move to .net from PHP. I have always disliked the idea because of the costs. But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on numerous websites for about a year and am worried about switching to another platform. I have heard great things about blogengine.net. Is there a way I can transfer all my wordpress posts into it? Any help would be greatly appreciated!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.